quinta-feira, 7 de março de 2013

Explorar o Corpo

“O conhecimento e controle progressivo do corpo são um processo que ocupa a criança desde o seu nascimento e é um dos primeiros referenciais para ser reconhecer como pessoa. Ao chegar à Educação Pré-Escolar, a criança já possui alguns conceitos, habilidades e atitudes que lhe permitem dominar cada vez mais o meio que a rodeia: identifica e sabe enumerar algumas das partes principais do seu corpo, discrimina algumas das características mais importantes dos objetos e já assimila algumas das necessidades básicas do corpo, como comer, dormir, etc.
Todavia, estas conquistas estão muito dispersas. Identificações e perceções não encontram uma expressão verbal adequada e uma grande parte das funções fisiológicas nem sequer foram ainda descobertas.”
In Enciclopédia de Educação Infantil, Volume I
 
Para alcançar estes objetivos, realizou-se com as crianças diferentes atividades que fomentaram a exploração e a observação ativa. O uso de todos os seus sentidos, o contacto físico com outras crianças e adultos, a comunicação das suas experiências e sensações, favoreceram cada criança a conseguir objetivos ajustados às suas próprias possibilidades.
 
 
VISÃO

AUDIÇÃO

PALADAR

OLFATO
 
TATO
 

Sem comentários:

Enviar um comentário