"O desenvolvimento do pensamento lógico-matemáico é decisivo para a compreensão da realidade ao ligarem-se as acções pedagógicas às vivências da criança."
(in Enciclopédica de Educação Infantil)
No seguimento do trabalho solicitado às crianças que consistia em trazer elementos do Outono para a nossa salinha... decidimos recolher a seguinte informação:
(in Enciclopédica de Educação Infantil)
No seguimento do trabalho solicitado às crianças que consistia em trazer elementos do Outono para a nossa salinha... decidimos recolher a seguinte informação:
1. Que elementos de Outono trouxemos?
2. Quem é que trouxe o quê?
Recolhida esta informação... chegou a hora de a tentar organizar...
Foi então pedido a cada criança que fizesse com picotagem um boneco que representasse cada elemento do Outono. Logo aqui surgiu-nos um problema... Como iriamos diferenciar os bonecos que representavam as castanhas ou os bonecos que representavam as folhas?
Chegamos então à conclusão que cada elemento do Outono teria de ser representado por uma cor específica. E assim foi... em grupo decidimos quais as cores que queriamos utilizar e começamos a trabalhar...
Prontos os bonecos representativos dos elementos que trouxemos... começamos a juntá-los por cores uns em cima dos outros... formando assim diversas barras coloridas!
Analisando as barras, facilmente as crianças descobriram quais os elementos do Outono que trouxeram em maior quantidade e quais os que trouxeram em menor quantidade. Para comprovar o que os nossos olhos viam, contamos quantos bonecos tinhamos em cada barra e colocamos o número por baixo!
Para completar o gráfico, chegamos à conclusão que para que todas as pessoas o entendessem, teriamos colocar uma legenda que mostrasse o que cada cor representa...
E assim finalizamos o nosso gráfico...
Sem comentários:
Enviar um comentário